Tel.: (11) 2293-0416

Dieta adequada pode diminuir chance de câncer bucal

Dieta adequada pode diminuir chance de câncer bucal

Uma pesquisa da faculdade de Saúde pública da USP, revela que pessoas que consomem banana, laranja,maça, tomate, alface, cenoura com frequência, têm menos riscos de desenvolverem câncer de boca e orofaringe.
Por outro lado, os pesquisadores tambem verificaram que o consumo frequente de bacon e frituras se associou ao aumento do risco da doença em questão.
A hipótese do estudo é a de que o papel antioxidante desse nutrientes, como betacaroteno, licopeno, vitamina c, poderiam auxiliar na reparação do efeito oxidante das substâncias carcinogênicas, e alguns oligossacarídeos da banana, poderiam atuar na remoção de substancias carcinogênicas advindas do consumo de álcool, diminuindo a absorção desses compostos.

Auto-exame-cânccer-bucal

Veja como realizar o auto exame de câncer bucal

 

A realidade dos pacientes acometidos pelo câncer se distingue da população em geral no que diz respeito à capacidade de mastigação dos alimentos, pois após o tratamento existe a possibilidade de perdas de estruturas importantes do sistema estomatognático. Nesse sentido, vemos a importância do cirurgião dentista, que atua na reabilitação da capacidade mastigatória  e consequentemente na alimentação desses indivíduos.
Enfim, é uma pesquisa que vem reafirmar que uma dieta saudável é sempre a melhor forma de se manter sua saúde.